IBGE: produção industrial cresce em 9 dos 15 locais pesquisados em março
São Paulo e Ceará foram os estados que mais se destacaram no mês

Foto: Reprodução
A produção industrial registrou crescimento, na passagem de fevereiro para março, em 9 das 15 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo dados divulgados nesta terça-feira (10).
No geral, o desempenho regional proporcionou a indústria brasileira um avanço de 0,3% no mês, segundo resultado positivo seguido. No entanto, ele ainda é insuficiente para eliminar as perdas de janeiro (-2%) e permanece 2,1% abaixo do patamar de antes do início da pandemia, de fevereiro de 2020.
“A produção nacional teve um crescimento tímido em março, por causa de fatores como a baixa massa de rendimento, a inflação elevada e o encarecimento das matérias-primas, que não permitem o aumento do ritmo”, disse o analista da pesquisa, Bernardo Almeida.
De acordo com Almeida, São Paulo e Ceará foram os estados que mais se destacaram no mês, acumulando alta, respectivamente, de 9,1% e 10% no período. A indústria paulista foi beneficiada pela produção automotiva. Já a cearense pelos segmentos de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados e de bebidas.
Entre os seis locais com recuo na produção na passagem de fevereiro para março, se destacam Santa Catarina, Pará e Espírito Santo.