IBGE realiza Pnad Contínua por telefone devido a pandemia da Covid-19
Instituto incentiva entrevistados a responderem a pesquisa

Foto: Agência Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passou a fazer a coleta de informações para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) por telefone devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A pesquisa, que era realizada exclusivamente de forma presencial, passou a ser feita por telefone no dia 17 de março do ano passado para assegurar a saúde dos envolvidos.
A rede de coleta da Pnad tem cerca de 2 mil pesquisadores que trabalham continuamente para obter as informações em mais de 70 mil domicílios por mês em todos os estados brasileiros. De acordo com o coordenador de Coleta do IBGE, Gustavo Giaquinto, a pesquisa por telefone é uma operação complexa e trouxe desafios adicionais para a instituição.
Para fazer a coleta por telefone, o instituto precisou levantar os números de telefone de entrevistados para formar o cadastro. Isso causou um número “de não respostas”, conforme é chamado pelo IBGE, que vem sendo reduzido com a identificação dos contatos dos pesquisados. O diretor substituto de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, destacou a importância dos entrevistadores do IBGE e disse que eles vêm fazendo um trabalho fantástico. “Sem eles, não teria a apresentação sobre carteira de trabalho, aumento da população ocupada, taxa de desocupação. Perderíamos completamente a bússola, o rumo. Como um gestor público poderia fazer política pública sem ter a Pnad Contínua? É impossível fazer isso."
Ainda de acordo com o IBGE, ao receber a ligação por telefone para a entrevista da Pnad Contínua o morador pode solicitar o número do RG, do CPF ou da matrícula do agente e checar a identidade por meio do portal Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800-7218181, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e das 10h às 14h, aos sábados, domingos e feriados.