IBGE: Serviços baianos crescem 1,7% em julho e agosto

O desempenho do estado ficou 0,5% acima do verificado em todo o país

[IBGE: Serviços baianos crescem 1,7% em julho e agosto ]

FOTO: Reprodução / IBGE

Em agosto, o volume do setor de serviços na Bahia avançou na comparação com o mês anterior (1,7%), na série com ajuste sazonal, mostrando o primeiro resultado positivo após dois meses de queda (-0,3% em junho e -0,7% em julho). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

Foi um desempenho acima do verificado no país como um todo (0,5%) e o 6º melhor resultado entre as unidades da Federação.

Nessa comparação, houve altas dos serviços em 16 dos 27 estados, sendo as mais expressivas em Sergipe (8,3%), Rio Grande do Sul (4,2%) e Alagoas (4,2%). Por outro lado, os recuos mais intensos ocorreram em Roraima (-7,4%), Mato Grosso (-3,6%) e Mato Grosso do Sul (-3,2%).

Com esse resultado positivo na comparação com o mês anterior, os serviços baianos voltaram a ficar em um patamar superior ao registrado antes da pandemia da Covid-19. Em agosto, o volume de serviços prestados no estado ficou 1,6% acima de fevereiro de 2020.

Já no Brasil como um todo, em agosto, o setor de serviços estava 4,6% acima do nível pré-pandemia, alcançando seu patamar mais elevado desde novembro de 2015.

Além do crescimento frente a julho/21, na comparação com agosto de 2020, os serviços na Bahia seguiram com aumento importante (26,8%).

Foi o quinto resultado positivo nessa comparação com o mesmo mês do ano anterior e o quarto maior avanço para o setor no estado em toda a série histórica da PMS (iniciada em 2012 para esse indicador), sendo o melhor resultado para um mês de agosto.

Entretanto, a alta se deu, mais uma vez, em cima de uma forte queda enfrentada em agosto de 2020, frente ao mesmo mês de 2019 (-23,3%).
 


Comentários