IBGE: serviços registraram variação de 0,7% na passagem de julho para agosto
Mercado esperava alta mensal de 0,2% e avanço de 6,9% em relação a agosto do ano passado

Foto: Pixabay
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (14), os serviços registraram variação de 0,7% na passagem de julho para agosto. Trata-se da quarta taxa positiva seguida, com ganho acumulado de 3,3% no período.
De acordo com pesquisa da Reuters, o mercado esperava alta mensal de 0,2% e avanço de 6,9% em relação a agosto do ano passado.
Com o resultado de agosto, o setor opera 10,1% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e fica 0,9% abaixo do maior patamar da série histórica, alcançado em novembro de 2014, diz o instituto.
O avanço de 0,7% do volume de serviços, de julho para agosto de 2022, foi acompanhado por três das cinco atividades investigadas, com destaque para outros serviços (6,7%), que se recuperaram da queda de 5,0% no mês anterior, e informação e comunicação (0,6%), que avança 1,8% nos últimos dois meses.
A outra expansão do mês foi dos serviços prestados às famílias (1,0%), seu sexto crescimento seguido, período em que acumulou 10,7%. Em sentido oposto, os transportes (-0,2%) exerceram a única influência negativa de agosto, enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,0%) mostraram estabilidade.