IBGE: setor de serviços na Bahia fecha 2022 com alta de 7,2%

Volume do setor cresceu 2,8% em dezembro de 2022

Por Da Redação
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IBGE: setor de serviços na Bahia fecha 2022 com alta de 7,2%

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O volume de serviços prestados na Bahia teve alta de 7,2% no acumulado em 2022, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro, o volume do setor cresceu 2,8% frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, mostrando um primeiro resultado positivo, após duas retrações seguidas (-1,7% de setembro para outubro e -1,3% de outubro para novembro).

O resultado positivo em dezembro ajudou o setor de serviços baiano a encerrar o ano passado mantendo-se 2,7% acima do patamar em que operava antes da pandemia da Covid-19, em fevereiro de 2020. 

No confronto com o mesmo mês do ano anterior, em dezembro de 2022 os serviços na Bahia também tiveram aumento (5,1%). O resultado acompanhou as altas verificadas em 22 das 27 unidades da Federação e, embora tenha ficado aquém do indicador nacional (6,0%), representou o 21ª avanço seguido do setor no estado, que, nessa comparação, cresce mês a mês desde abril de 2021.

Em relação ao volume anual, o estado teve em 2022,  o segundo crescimento consecutivo e o segundo melhor resultado anual para o setor no estado, após o avanço recorde de 9,8%, registrado em 2021. Ainda assim, ficou abaixo do verificado no Brasil como um todo (8,3%), onde, dentre as unidades da federação, apenas o Distrito Federal teve desempenho negativo (-1,3%).

Atividades em crescimento

O avanço do volume dos serviços prestados na Bahia em 2022 frente ao ano anterior (7,2%) foi resultado de crescimentos acumulados em três dos cinco grupos de atividades investigadas pelo IBGE. 

Os serviços prestados às famílias tiveram a maior alta no ano (28,6%), assim como já havia ocorrido em 2021. Mas foi o desempenho das atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (9,5%) que mais contribuiu para o resultado geral positivo no estado, dado o peso que elas têm na estrutura do setor como um todo. O segmento de transportes também já tinha crescido de forma expressiva em 2021. 

Dos dois grupos de atividades em queda, o recuo nos serviços de informação e comunicação (-5,1%) foi o mais expressivo e teve também a maior influência no sentido de conter o crescimento geral dos serviços em 2022, na Bahia.
 

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