Ibovespa fecha com estabilidade à espera de decisões da política monetária interna e externa
O índice fechou o dia em - 0,04%, 112.273 pontos

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Após uma forte queda no último pregão, o Ibovespa fechou nesta segunda-feira (30), próximo da estabilidade. Com a espera de decisões da política monetária interna e externa, que devem ser anunciadas ainda nesta semana, o clima foi de cautela.
O índice fechou o dia em - 0,04%, 112.273 pontos.
No mercado nacional, investidores esperam a decisão de juros do Banco Central na próxima quarta-feira (1), e o consenso é de manutenção da Selic em 13,75%. No entanto, as perspectivas para a inflação preocupam.
A projeção do Boletim Focus para o índice de inflação, o IPCA, subiu de 5,48% para 5,74%, ante 5,31% há um mês. A expectativa foi divulgada nesta segunda-feira (30), dois dias antes da próxima decisão da política monetária.
A alteração na unanimidade entre os economistas ouvidos pelo Focus veio após uma surpresa com o IPCA- 15 de janeiro que foi maior do que o esperado. Foram considerados ainda os temores fiscais e a preocupação com os questionamentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a autonomia do Banco Central, ao nível de juros e à meta inflacionária.