Ibovespa perde os 110 mil pontos e dólar opera em alta
Resultado ocorre diante da cautela entre investidores conforme o mercado volta a acreditar em ciclo de juros mais intenso nos EUA

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O dólar apresentava alta de 0,16%, cotado a R$ 5,176, por volta das 10h15 desta segunda-feira (22), diante de cautela entre investidores conforme o mercado volta a acreditar em um ciclo de juros mais intenso nos Estados Unidos, piorando as percepções sobre a economia global.
No mesmo horário, o Ibovespa registrava queda de 1,38%, aos 109.953 pontos, também sob cuidados entre os investidores nesta sessão. Segundo os dados, as ações de frigoríficos foram as únicas que tiveram alta no principal índice da bolsa de valores.
Na semana anterior, o mercado de trabalho norte-americano e declarações de dirigentes do Federal Reserve tiveram fôlego após a terceira elevação seguida de 0,75 ponto percentual nos juros.
Com os resultados, investidores passam a aplicar maior valor ao dólar, porém, esse movimento reforça temores de uma recessão no país, com potencial de contaminação global. Agora, eles esperam os dados de inflação que serão divulgados nesta semana.
Esses declínios no mercado reflete também as preocupações com a crise de fornecimento de gás natural para a Europa, impactada com a guerra na Ucrânia. A Rússia destacou que o preço de exportação mais que dobrará neste ano, além dos cortes de fornecimento.


