Ibovespa tem 7º melhor desempenho entre 79 países em agosto, diz pesquisa
Real registrou a 25ª maior valorização ante o dólar

Foto: Agência Brasil
Um levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating mostra que o Ibovespa teve o sétimo melhor desempenho entre os principais índices das bolsas de 79 países, enquanto o real registrou a 25ª maior valorização ante o dólar dentre mais de 120 nações. Segundo os dados, o principal índice da bolsa brasileira teve alta de 5,76% em agosto na variação em dólar.
Já o real valorizou 0,18%, com a maioria dos países registrando desvalorização cambial. O índice com o melhor desempenho no mês foi o BIST 100, da Turquia, com alta de 20,48%, seguido pelas bolsas do Sri Lanka, Paquistão, Rússia e Cazaquistão.
As maiores quedas foram das bolsas do Zimbábue, que recuou 37,98%, da Polônia, da Suécia, da República Tcheca e da Eslováquia, confirmando um mês de desempenho ruim para as bolsas europeias. O Stoxx 600, que acompanha o desempenho das principais ações da Europa, ficou em 72º lugar. As bolsas dos Estados Unidos também tiveram um mês negativo, com perdas superiores a 4%.
Entre as moedas, a maior valorização ante o dólar foi a rupia do Paquistão, que ganhou 9,82%, após fortes perdas no mês anterior devido à instabilidade política no país. Além disso, o rublo da Rússia subiu 7,14%, seguido pelas moedas da Costa Rica, Argélia e Quirguistão. O bolívar da Venezuela foi a moeda com maior perda de valor em agosto, de 26,37%. No ano, o Ibovespa acumula alta de 12,09%, na 9ª posição, enquanto o real tem a 8ª maior valorização, com 7,75%.