• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Iceberg do tamanho de Londres está prestes a se soltar da Antártida, aponta relatório da Nasa

Iceberg do tamanho de Londres está prestes a se soltar da Antártida, aponta relatório da Nasa

Especialistas acreditam que fenômeno pode acontecer a qualquer momento

Por Da Redação
Às

Iceberg do tamanho de Londres está prestes a se soltar da Antártida, aponta relatório da Nasa

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Um iceberg do tamanho da cidade de Londres pode se desprender da plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, a qualquer momento, segundo apontam os relatórios divulgados recentemente pela NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA). Monitorando desde 2019, a ESA deu o primeiro alerta no início de janeiro, informando sobre a possibilidade do iceberg se soltar, o que acabou não acontecendo, ainda. Mas de acordo com a agência, os dados do último dia 12 de fevereiro indicam um desprendimento “iminente”.  

Imagens de satélite obtidas pela ESA mostram que a fenda mais recente aumentou cerca de 20 km entre os meses de novembro e  dezembro de 2020. Ainda não se sabe o que causou essa rápida extensão da rachadura, mas o glaciologista da Universidade de Maryland (EUA) Christopher Shuman tem uma ideia. “É provável que a dinâmica da fratura perto de ‘McDonald Ice Rumples’ tenha desempenhado um papel, assim como na rápida propagação da ‘Halloween Crack’ em 2016”, teorizou.

O desprendimento de icebergs nas plataformas de gelo da Antártida é um processo natural, que começa com a formação de rachaduras na superfície delas, causadas pelo derretimento das áreas mais distantes da costa. A partir daí, estas partes se tornam mais finas e propensas a formar fendas, podendo romper-se na sequência. Em relação a Brunt, o último grande evento deste tipo por lá aconteceu em 1971. Na época, uma grande porção de gelo se partiu ao norte da região de “McDonald Ice Rumples”, após um evento semelhante ao que levou à formação da “Halloween Crack”. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.