Idosa é sepultada pela família por falta de apoio da prefeitura
Cemitério Municipal não tinha coveiro nem funcionário na hora marcada para o sepultamento

Foto: Reprodução
Uma idosa de 90 anos foi sepultada pela família sem apoio da prefeitura de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Odete Fidelis do Nascimento sofreu uma parada cardíaca e deveria ter sido sepultada na última quarta-feira (11) às 11h. Mas, a falta de organização da administração do Cemitério Municipal fez com que os filhos e netos da idosa tivessem que sepultá-la com as próprias mãos.
Segundo Silvio Fidelis, filho da idosa, o cemitério não tinha coveiro e funcionário no momento do enterro. "Quando o carro deixou o caixão da minha mãe no portão não havia nenhum coveiro ou funcionário do cemitério para nos informar onde ela seria sepultada. Fomos carregando a urna e não vimos nenhum local. Subimos até a parte mais alta do cemitério já na área de mata e vimos três covas rasas abertas. Aguardamos por quase uma hora por alguém e nada. Diante da demora, enterramos minha mãe em uma das covas abertas".
Imagens que circulam pela internet mostram os filhos e netos da idosa se revezando para cobrir o caixão com terra.
Usando as mãos e uma pá, eles fazem o trabalho em uma área de encosta, sem sinalização ou identificação.
"Foi uma falta de informação geral. Durante o velório disseram que não tinha gaveta disponível e que nós deveríamos procurar essa informação na manhã do sepultamento. No dia, nenhum funcionário do cemitério nos assistiu e acabamos enterrando minha mãe em uma cova rasa. Quando descemos do local do sepultamento, que não tem qualquer sinalização ou identificação.
Silvio procurou a administração do Cemitério que informou que o coveiro que deveria acompanhar a família já foi advertido mais de uma vez pelo mesmo motivo.
Em resposta as denúncias, o prefeito interino Hingo Hammes, "considerou a atitude inadmissível e irresponsável e determinou imediata abertura de sindicância para apurar o fato. Pediu desculpas pelo ocorrido e frisou que está tomando todas as providências para garantir mudanças nos serviços dos cemitérios, com melhorias administrativas e construção de novas sepulturas."
Informou ainda que, "o município abre na próxima semana processo licitatório para a concessão dos serviços de cemitério e cremação. A medida é considerada essencial para mudanças efetivas no serviço na cidade, garantindo respeito às normas e, principalmente, dignidade às famílias."