Imagens de raios-X mostram danos do Sars-CoV-2 ao coração

Vírus impacta no tecido cardíaco a nível microscópico, especialmente os capilares

Por Da Redação
Às

Imagens de raios-X mostram danos do Sars-CoV-2 ao coração

Foto: Reprodução/G1

Pesquisadores da Universidade de Göttingen e da Escola de Medicina de Hannover, na Alemanha, em estudo sobre efeitos microscópicos da Covid no coração, descobriram com imagens raio-X, que a Covid-19 impactou profundamente o tecido cardíaco das pessoas a nível microscópico, especialmente os capilares. O levantamento foi publicado no dia 21 de dezembro na revista eLife.

Quando comparado com tecidos de um coração saudável, os de pessoas que tiveram formas graves da doença apresentavam diversas rachaduras, ramificações e nós gerados pela formação de novos capilares.

Para estudar os impactos do vírus do coração, a equipe analisou o tecido muscular cardíaco de pessoas que morreram por complicações do novo coronavírus. A análise foi feita com um microscópio especial desenvolvido pela própria Universidade de Göttingen. Os cientistas também utilizaram uma radiação chamada síncrotron, mais brilhante que as outras.

De acordo com Tim Salditt, professor da Universidade de Göttingen, e Danny Jonigk, da Escola de Medicina de Hannover, as mudanças consideradas no tecido cardíaco de pessoas mortas pela Covid não coincidem com os danos por outras doenças que afetam o coração, como a gripe grave ou uma miocardite comum. “Os parâmetros obtidos mostraram uma qualidade completamente diferente”, afirmaram em comunicado à imprensa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário