Impacto do coronavírus pode gerar corte de três milhões de vagas até o final de maio
O setor da indústria deve fechar com uma redução de 11 mil postos

Foto: Agência Brasil
Por causa do impacto negativo gerado pela pandemia do novo coronavírus e a redução das atividades em diversos setores, entidades de empresários estimam que até 3 milhões de vagas podem ser fechadas até o final de maio deste ano. As informações são do Uol.
No primeiro trimestre encerrado em fevereiro deste ano, o desemprego atingia 12,3 milhões de brasileiros, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados no dia 31 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq), a manutenção dos empregos tem sido um dos pontos preocupantes com a pandemia do vírus. Uma pesquisa realizada associação em março revelou que 21,4% das empresas pesquisadas demitiram cerca de 16,4% da mão de obra, o equivalente a uma redução de 11 mil postos. No nível total de emprego da indústria de máquinas e equipamentos, o valor representa uma queda de 3%.
Ainda segundo a pesquisa, por causa da crise financeira, as empresas entrevistadas informaram que pretendem fazer mais demissões nos próximos meses. A redução pode chegar a 50 mil empregos diretos e 150 mil indiretos, equivalente a 15% do nível total do setor.
Já nos setores de comércio e serviços, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) prevê a demissão de um milhão de pessoas em abril, o que representa um terço dos cargos formais do setor. Já no setor informal, seis milhões de pessoas serão impactadas nos bares e restaurantes ligados à entidade.


