Imposto de Renda: 1 milhão de brasileiros devem corrigir erro para deixar malha-fina
Contribuintes podem fazer declaração retificadora

Foto: Agência Brasil
Dados da Receita Federal mostram que, no mínimo, 1 milhão de declarações do Imposto de Renda seguem na malha-fina aguardando a correção dos dados. Desse número, 600 mil foram entregues no ano passado. Ainda de acordo com o órgão, o número de brasileiros na malha-fina em setembro de 2021 era de 869 mil. Agora, com as retificações, já é possível registrar a queda.
Os contribuintes podem fazer uma declaração retificadora utilizando os programas do IR de anos anteriores. Só assim ele poderá entrar na fila de restituições, caso tenha direito, para receber o valor em lotes residuais. Além disso, o contribuinte pode aguardar o comunicado da Receita Federal para apresentar a documentação necessária ou apresentar virtualmente os comprovantes que atestam os valores declarados e apontados como pendentes no extrato.
Os principais erros cometidos na declaração são a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, erros nas deduções da base de cálculo e divergências nos valores. "Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às apresentadas por terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda", esclarece o órgão.