Imunidade e covid-19
Confira o editorial desta quarta-feira (19)

Foto: Divulgação
Com a pandemia da covid-19, que persiste, cuidar do sistema imunológico ganhou ainda mais importância. Fortalecer a imunidade não impede o contágio, mas pode contribuir muito no combate ao vírus.
Ter um sistema imunológico forte pode diminuir as chances de se contrair diversos tipos de infecções, incluindo a doença do novo coronavírus. Por meio da alimentação, por exemplo, consumindo alimentos mais naturais possíveis, como verduras, legumes e frutas, além de bastante líquido.
Aumentar a imunidade depende de quantidades suficientes de vitaminas, substâncias e sais minerais, que são encontrados nesses tipos de alimentos, é o que sempre enfatizam nutricionistas. A recomendação é evitar embutidos, enlatados, industrializados e fast food, que são ricos em açúcar, sal e gordura, e pobres em nutrientes.
E a higienização não só pessoal, mas também dos alimentos. O ideal é sempre limpar bem as superfícies que for usar, não compartilhar os utensílios, os pratos, os talheres, os copos e higienizá-los bem com álcool 70%.
Não existem evidências científicas sérias sobre superalimentos, supernutrientes, dietas específicas, shots fortalecedores, sucos ou sopas capazes de prevenir ou combater o coronavírus de forma mágica. O que precisamos é ter uma alimentação saudável rica em nutrientes.