Incêndio atinge hotel-boutique de luxo em Trancoso, no sul da Bahia
Fogo se concentrou na estrutura da barraca de praia; não houve feridos e chamas foram controladas em menos de uma hora

Foto: Foto/Reprodução
Um incêndio atingiu o bar do UXUA Casa Hotel e Spa na tarde desta quinta-feira (22/1), em Trancoso, no sul da Bahia. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o fogo se espalhando rapidamente pela área, provocando apreensão entre hóspedes e pessoas que passavam pelo local.
As imagens registram chamas intensas consumindo a estrutura do bar, que aparenta ser construída majoritariamente com bambu - material altamente inflamável. No vídeo, é possível ouvir o desespero de quem acompanhava a cena. “Tá pegando fogo, infelizmente. Deus abençoe que apague. Tá feia a coisa, o fogo está se espalhando”, diz um banhista.
O UXUA Casa Hotel e Spa é reconhecido internacionalmente como um dos hotéis-boutique mais prestigiados da América do Sul e figura como o único empreendimento brasileiro citado na Gold List 2026 da revista Condé Nast Traveler, que reúne destinos de destaque ao redor do mundo.
Apesar da gravidade das imagens, o incêndio ficou restrito à área do bar e não houve registro de feridos. Em comunicado oficial, o hotel informou que o fogo começou por volta das 13h, após um princípio de incêndio em parte do telhado de piaçava da barraca UXUA Praia. A principal hipótese é de que o incidente tenha sido provocado por um curto-circuito na instalação elétrica.
Segundo a administração, às 13h45 as chamas já haviam sido totalmente controladas. “O incêndio foi rapidamente controlado pela equipe do hotel e por vizinhos, com o uso dos equipamentos de segurança e extintores disponíveis no local. Não houve feridos nem danos adicionais”, afirmou o empreendimento em nota.
O UXUA também informou que todo o sistema elétrico da barraca será refeito. Enquanto durarem as obras, os hóspedes poderão utilizar normalmente as barracas vizinhas. “Durante este período, os hóspedes são convidados a desfrutar da hospitalidade das barracas vizinhas, que permanecem totalmente operacionais”, conclui a nota.
*Com informações do Metrópoles
Veja o vídeo:


