Incerteza com recuperação da economia global derruba Bolsas
As dúvidas ocorre em meio a preocupações com avanço da variante Delta na economia global

Foto: Reprodução/G1
As Bolsas de Valores em todo o mundo tiveram queda nesta quinta-feira (19), depois que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) sugeriu que pode reduzir suas compras de ativos antes do fim do ano, em meio a preocupações com os efeitos do avanço da variante Delta do coronavírus na economia global.
Na quarta-feira (18) o Fed disse em ata de política monetária que analisou em julho a possibilidade de iniciar o chamado "tapering", como é conhecido o processo de diminuição gradual de compras de ativos, ainda neste ano.
Na ata, o Fed ressaltou que esse fator reforça as incertezas no cenário econômico global. Dessa forma, os preços do petróleo e do minério de ferro acumulam fortes perdas, derrubam as ações de grandes petrolíferas e mineradoras.
A aumento da propagação da variante Delta do coronavírus também pesa sobre as perspectivas. "A possibilidade de bloqueios representam ponderação à atividade industrial. A disseminação da variante na América Latina pode prejudicar a produção nas minas, enquanto os bloqueios na China podem desacelerar a produção de aço e pressionar os preços do minério de ferro", disse Sanjeeban Sarkar , especialista em commodities na The Economist Intelligence Unit (EIU).


