Incor já planeja teste de vacina por spray nasal

Testagens feitas com camundongos apresentaram bons resultados

[Incor já planeja teste de vacina por spray nasal]

FOTO: Emmanuel Dunand/Getty Images

A vacina contra a Covid-19, administrada por spray nasal, desenvolvida pelo Instituto do Coração (Incor) pretende ser opção de dose de reforço contra a doença. O imunizante inédito apresentou bons resultados em testes com camundongos. Agora, será testada em humanos. 

As duas primeiras fases de estudos clínicos dependem da aprovação dos documentos submetidos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quinta-feira (21), para serem executadas.

O coordenador da pesquisa, Jorge Elias Kalil Filho acredita que os testes devem começar em janeiro do próximo ano, apenas com pacientes já imunizados. 

Com a vacinação por imunizantes intramusculares avançando cada vez mais no país, Kalil avalia que a vacina intranasal será "um sucesso", pois, caso se mostre eficaz ao final das fases clínicas, a previsão é de que ataque a transmissão do coronavírus.

"O grande problema das vacinas atuais é que impedem a doença grave, mas o paciente ainda pode ser infectado e transmitir. Queremos evitar a infecção do nariz, 'pegamos o comecinho'", explica o chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e professor da Faculdade de Medicina da USP.

Outra vantagem apontada por Kalil é de que, com algumas adaptações da indústria nacional, será possível produzir o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) do imunizante no Brasil. 

O cientista fez questão de estacar que a experimentação em camundongos apresentou altos níveis de anticorpos de memória (IgG) e daqueles encontrados nas mucosas (IgA), como também boa resposta celular protetora.

O imunizante desenvolvido pelo Incor está ligado também a outros setores da USP, ao Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e à Faculdade de Ciências Farmacêuticas; bem como conta com a parceria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Fiocruz.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!