Indicador antecedente de emprego da FGV registra maior elevação em quase um ano
Em setembro, o IAEmp verificou um avanço de 1,5 ponto, chegando a 83,8 pontos

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil apresentou uma elevação em setembro para o maior nível em quase um ano, apontando para um cenário positivo no mercado de trabalho, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (5) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
No mês, o IAEmp, que antecipa as projeções do mercado de trabalho no Brasil, registrou avanço de 1,5 ponto, chegando a 83,8 pontos, o maior nível desde outubro do ano passado (87,1 pontos).
“O patamar do indicador ainda exige alguma cautela, mas sua trajetória favorável neste trimestre indica um cenário positivo para o mercado de trabalho”, descreveu em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.
Ainda de acordo com Tobler, com a pandemia cada vez mais sob controle, a economia pode ditar o ritmo do mercado de trabalho. “No curto prazo, ainda é possível novos resultados positivos, mas a virada para 2023 tende a trazer novas oscilações junto da desaceleração da atividade econômica”, alertou.