Indicador antecedente de emprego inicia 2023 com queda de 0,8 ponto, diz FGV

IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, havia subido em dezembro

Por Da Redação
Às

Indicador antecedente de emprego inicia 2023 com queda de 0,8 ponto, diz FGV

Foto: Agência Brasil

Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta terça-feira (7), mostram que o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) caiu 0,8 ponto em janeiro, iniciando 2023 com 73,9 pontos. O índice, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, havia subido em dezembro, mas voltou a cair, mantendo-se em patamares historicamente baixos após uma série de resultados negativos no final de 2022.

“As expectativas de desaceleração econômica em 2023 também não deixam muitas esperanças de que o indicador volte a sinalizar uma trajetória positiva. Com a pandemia cada vez mais no passado, quem vai ditar o ritmo de recuperação do mercado de trabalho é a atividade econômica”, disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.

Em janeiro, quatro de sete componentes  contribuíram para a queda do indicador, com destaques para os índices que medem a Situação Atual e Tendência dos Negócios de Serviços, que contribuíram igualmente com -0,6 pontos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário