Pequenas e médias empresas brasileiras crescem 1,9% em 2022
Segundo a IODE-PMEs, o desempenho foi puxado pelo Setor Agropecuário e o crescimento no Centro-Oeste

Foto: Reprodução/Agência Brasil
As pequenas e médias empresas brasileiras apresentaram resultados positivos em 2022, com avanço de 1,9%. Conforme o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), o desempenho foi puxado pelo Setor Agropecuário e o crescimento no Centro-Oeste.
O índice avalia o cenário econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, por meio do monitoramento de 692 atividades econômicas, que integram as cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.
Como destacou Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, o mercado de PMEs foi influenciado em 2022 pelo maior controle da pandemia de covid-19 e os efeitos mais moderados na economia em comparação com 2021 e 2020.
“Além disso, incentivos fiscais, como a manutenção e ampliação do Auxílio Brasil, foram determinantes na sustentação do consumo, em meio a um mercado de trabalho em recuperação e à trajetória de alta da taxa básica de juros para conter a inflação”, afirma.