Indicador do Ipea registra alta na inflação para famílias de baixa renda em dezembro
No ano, a inflação total para a classe foi de 4,43%

Foto: Agência Brasil
O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda registrou alta de 1,19% na inflação para famílias de baixa renda no mês de dezembro. No ano, a inflação total para a classe foi de 4,43%. As informações foram divulgadas nesta terça (14), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Ainda de acordo com os dados, o aumento foi registrado em todas as classes sociais. Dentre os fatores que contribuíram para o aumento da inflação nas famílias de baixa renda estão: os valores da carne, com alta de 18,1%, tubérculos (6,4%); cereais (5,73%), e aves e ovos (4,48%).
Para as famílias de maior renda, o indicador subiu 0,99% em dezembro, tendo maior influência no aumento dos transportes. Em 2019, a inflação para as famílias mais ricas foi de 4,16%.
Já os fatores que contribuíram para o aumento da inflação para as famílias mais ricas (com renda média acima de R$ 16.442,40 por mês), estão os setores de passagens aéreas (15,6%) e dos combustíveis (3,57%).
O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda é calculado com base nas variações de preços de bens e serviços disponíveis no Sistema Nacional de Índice de Preços ao Consumidor (SNIPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).