Indicadores de atuação das pequenas indústrias registram queda em 2022, diz CNI
Desempenho teve recuo de 3,1 pontos, a 44,3 pontos

Foto: Agência Brasil
Dados do Panorama da Pequena Indústria (PPI), divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (30), mostram queda nos quatro indicadores que analisam a atuação das micro e pequenas indústrias brasileiras no último trimestre de 2022: desempenho, situação financeira, confiança e perspectiva.
Apesar da retração, os indicadores se mantiveram acima da média histórica. De acordo com a analista de Políticas e Indústria da CNI, Paula Verlangeiro, o recuo nos últimos três meses de 2022 foi uma questão sazonal e, ainda assim, foi mais brando que o observado na média histórica do período. “Essa queda ocorreu após um terceiro trimestre de desempenho positivo para a pequena indústria”, afirmou a especialista.
O Índice de Desempenho fechou o quarto trimestre de 2022 com 44,3 pontos. Quando comparado com o mesmo período no ano anterior (47,4 pontos), o indicador apresenta uma redução de 3,1 pontos. A média histórica é 43,8 pontos.
Acesso ao crédito
O Índice de Situação Financeira apresentou uma leve queda entre novembro e dezembro de 2022, de apenas 0,7 ponto, fechando o ano com 43 pontos. Quando comparado com o mesmo trimestre de 2021, este ano apresentou um aumento de 1 ponto.
Falta de confiança
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para as pequenas indústrias recuou para 48,8 pontos em janeiro de 2023, após queda de 1,9 ponto na comparação com dezembro. É a primeira vez desde julho de 2020 que o empresário de pequeno porte relata falta de confiança.