• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Indicadores econômicos globais apontam desaceleração no segundo semestre, diz FGV

Indicadores econômicos globais apontam desaceleração no segundo semestre, diz FGV

Tendência de queda é observada desde julho deste ano

Por Da Redação
Às

Indicadores econômicos globais apontam desaceleração no segundo semestre, diz FGV

Foto: Agência Brasil

Os Barômetros Econômicos Globais de setembro, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) Na sexta-feira (10), permanecem com a mesma tendência de queda observada em julho deste ano. Apesar dos níveis estarem compatíveis com a retomada da economia mundial, a desaceleração do Barômetro Econômico Global Coincidente foi de 6,3 pontos, ficando em 111,8 pontos em setembro. O Barômetro Econômico Global Antecedente diminuiu 7,2 pontos no mês, para 105,1 pontos.

Os barômetros econômicos são um sistema de indicadores que permite uma análise tempestiva do desenvolvimento econômico global e foram lançados em março de 2020 pela FGV.  Enquanto o Barômetro Coincidente reflete o estado atual da atividade econômica, o Barômetro Antecedente emite um sinal cíclico cerca de seis meses à frente dos desenvolvimentos econômicos reais. 

Esses indicadores, segundo a FGV, se baseiam nos resultados de pesquisas de tendências econômicas realizadas em mais de 50 países. A intenção é ter a cobertura global mais ampla possível. Todas as regiões pesquisadas tiveram quedas em setembro, sendo mais acentuada na região que engloba Ásia, Pacífico e África no indicador Coincidente, e Europa no indicador Antecedente.

Regiões 

A pesquisa aponta que, na região, a desaceleração no indicador Coincidente foi puxada pela Ásia, Pacífico e África, que foi responsável por contribuir com 3,9 pontos na queda. Europa deu uma contribuição negativa de 1,3 ponto e Hemisfério Ocidental de 1,1 ponto. Segundo o instituto, todas as regiões ainda registram indicadores acima do nível médio histórico de 100 pontos.

Os cinco setores monitorados caíram em setembro. O indicador Economia teve o maior peso, com queda de 8,9 pontos, seguido da Indústria (-3,1 pontos) e do Comércio (-11,7 pontos). O indicador do Setor de Serviços caiu pela terceira vez consecutiva, agora em menor ritmo, de 6 pontos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário