Índice de confiança do comércio cai 2,3 pontos em novembro, aponta FGV

Coleta de dados foi realizada entre 3 e 24 do mês, com informações de 802 empresas

[Índice de confiança do comércio cai 2,3 pontos em novembro, aponta FGV]

FOTO: Reprodução

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) registrou uma queda de 2,3 pontos na passagem de outubro para novembro. Essa é a segunda queda consecutiva, informou nesta quinta-feira (26), a Fundação Getulio Vargas (FGV).  

O Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 5,4 pontos, para 99,7 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 0,9 ponto, para 87,5 pontos. 

"O segundo resultado negativo da confiança do comércio, em novembro, mostra que voltam a surgir obstáculos para recuperação do setor. A piora no mês foi influenciada pela percepção de redução do ritmo de vendas e ligeiro aumento das expectativas em relação aos próximos meses, mas ainda em patamar baixo. A dificuldade na recuperação da confiança do consumidor, a redução dos benefícios do governo e o cenário ainda negativo do mercado de trabalho sugerem que a retomada do comércio ainda pode encontrar mais obstáculos e que o ritmo pode ser mais lento do que o observado nos últimos meses", avaliou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

A coleta de dados para a edição de novembro da Sondagem do Comércio foi realizada entre os dias 3 e 24 do mês, com informações de 802 empresas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Ex-funcionária terceirizada do DPT é suspeita de estelionato em Salvador ]

As investigações apontaram que a estelionatária já lesou mais de dez pessoas

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!