• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Índice de confiança entre empresários baianos recua em junho, mas mantém segundo melhor resultado do ano

Índice de confiança entre empresários baianos recua em junho, mas mantém segundo melhor resultado do ano

Enquanto o segmento de Agropecuária liderou como o setor com maior nível de confiança, a atividade de Serviços registrou o pior desempenho, com o menor índice entre os setores

Por Da Redação
Ás

Índice de confiança entre empresários baianos recua em junho, mas mantém segundo melhor resultado do ano

Foto: Rafael Martins/GOVBA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), ferramenta da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) que monitora as expectativas do setor baiano, registrou -135 pontos em junho de 2025. Em uma escala que varia de -1.000 a 1.000, o resultado aponta para um cenário de Pessimismo Moderado, correspondente ao intervalo entre -250 e 0 pontos.

No entanto, apesar de ser a 17ª pontuação negativa seguida, é considerado o segundo melhor resultado do ano até o momento.

Em junho, ao registrar -135 pontos, o ICEB apontou uma queda na confiança do empresariado baiano em relação a maio, quando o indicador havia alcançado -127 pontos. A queda de 8 pontos, no entanto, não foi suficiente para anular o avanço observado em maio, quando o índice teve um aumento expressivo de 47 pontos.

O retrocesso na confiança entre maio e junho não ocorreu de forma generalizada. Dois dos quatro grupos analisados expressaram avanço nessa ultima atualização: Agropecuária e Indústria. Entre os setores, o de Serviços apresentou a maior retração e o de Agropecuária registrou a maior alta.

Em junho, nenhum dos quatro setores econômicos analisados apresentou pontuação positiva no ICEB. Confira os resultados:

- Agropecuária (-35 pontos)
- Indústria (-110)
- Comércio (-145)
- Serviços (-166)

Enquanto o segmento de Agropecuária liderou como o setor com maior nível de confiança, a atividade de Serviços registrou o pior desempenho, com o menor índice entre os setores.

Entre os conjuntos de assuntos avaliados, os temas crédito, juros e situação financeira foram os que tiveram as piores expectativas entre os empresários baianos. Em contrapartida, as variáveis PIB nacional, inflação e exportações mostraram níveis de confiança menos desfavoráveis em junho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.