Indonésia diz que testes preliminares com a Coronavac atestaram eficácia de 97%
EUA confirmam eficácia e segurança de vacina da Pfizer e da BioNTech

Foto: Divulgação
A Indonésia anunciou nesta terça-feira (8), que o resultado dos testes preliminares com a vacina da chinesa Sinovac, a Coronavac, atestaram eficácia de 97%. No Brasil, a vacina é testada pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Ao todo, 1.600 pessoas se voluntariaram para receber o imunizante na Indonésia. No entanto, a farmacêutica estatal do país, a Bio Farma, não informou dados sobre quantos voluntários se infectaram com a Covid-19 durante os testes em andamento.
Ainda de acordo com a farmacêutica, os resultados completos estão sendo aguardados para a emissão da autorização da vacina na Indonésia pela agência de alimentos e medicamentos do país. A expectativa é que a vacina seja autorizada no final de janeiro para a distribuição em massa do imunizante.
Estados Unidos
A Agência de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA, na sigla em inglês) confirmou nesta terça-feira (8), a segurança e a eficácia da vacina da Pfizer e da BioNTech. A autorização está prevista para quinta-feira.
Na quinta-feira (10), um grupo de consultores do FDA se reunirá para discutir os dados e fazer recomendações se a vacina merece autorização para uso imediato. As primeiras doses devem ser despachadas em algumas horas, com uma meta de 6,4 milhões de doses distribuídas na primeira semana.