Indonésia nega vistos e barra israelenses no Mundial de ginástica

Israel entrou com ação para recursos de transferência de sede ou mesmo cancelamento

Por Da Redação
Às

Indonésia nega vistos e barra israelenses no Mundial de ginástica

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A delegação de Israel está fora do Mundial de ginástica artística de Jacarta. Na última sexta-feira (10), a Federação de Ginástica da Indonésia anunciou que, alinhado com o Governo do país asiático, negou vistos para atletas israelenses disputarem a principal competição da modalidade deste ano.

Faltando uma semana para começar as classificatórias, Israel entrou com apelo na Corte Arbitral do Esporte na intenção de assegurar a participação dos ginastas. Os israelenses solicitam a transferência de sede ou mesmo o cancelamento do Mundial.

A Indonésia é o país com maior população mulçumana do mundo e não tem relações diplomáticas oficiais com Israel. Na semana passada, o ministro sênior de assuntos jurídicos da Indonésia, Yusril Ihza Mahendra, afirmou que o país não terá laços com Israel até que o país reconheça a soberania de uma Palestina Livre. Com isso, os vistos aos ginastas foram negados, embora nesta segunda-feira (13), líderes mundiais tenham assinado um cessar-fogo em Gaza. Desde o começo das ofensivas israelenses contra o grupo terrorista Hamas em outubro de 2023, mais de 67 mil palestinos morreram em Gaza.

"A decisão foi tomada após cuidadosa consideração. Há interesses maiores em jogo, principalmente garantir que o Campeonato Mundial ocorra com segurança, ordem e sucesso para todos os envolvidos", afirmou Raja Sapta Oktohari, presidente do Comitê Olímpico da Indonésia.

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) emitiu uma nota oficial sobre o tema e retirou os israelenses da lista de inscritos para o Mundial.

"A FIG toma nota da decisão do governo indonésio de não emitir vistos para a delegação israelense inscrita na 53ª edição da FIG de Ginástica Artística, que será realizada em Jacarta de 19 a 25 de outubro, e reconhece os desafios que o país anfitrião enfrentou na organização deste evento. A FIG espera que seja criado o mais breve possível um ambiente onde atletas de todo o mundo possam praticar esportes com segurança e tranquilidade", disse a nota da FIG.

Já a delegação do Brasil está em Doha e viaja ainda nesta segunda-feira (13) para a Indonésia. Ao todo, nove ginastas brasileiros competirão no Mundial.

*Com informações do ge

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.