Indústria brasileira de entretenimento e mídia deve fechar 2022 com US$ 33 bilhões de faturamento
Projeção foi divulgada pela PwC Brasil

Foto: Agência Brasil
A indústria brasileira de entretenimento e mídia deve fechar 2022 com faturamento de US$ 33 bilhões. O dado é estimado pela edição deste ano da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2022–2026, organizada e divulgada pela PwC Brasil.
De acordo com o estudo, a soma de receitas dos setores nacionais do segmento deve crescer a uma taxa de 5,7% ao ano até 2026. Esse índice é maior que a projeção de crescimento global dessa indústria, 4,6%. O percentual é superior também à projeção feita para o Brasil no ano passado, quando se indicava uma taxa de 4,7% até 2025.
Para chegar às conclusões apresentadas, o estudo observou 14 setores da indústria de entretenimento e mídia no Brasil e no mundo, totalizando 52 territórios. Fazem parte dos mercados analisados, por exemplo, livros, cinema, publicidade na internet, música, rádio e podcasts, jornais e revistas, streamings de vídeo, TV, publicidade tradicional, e games e eSports.
“O arrefecimento da pandemia possibilitou o consumo de uma demanda represada por shows ao vivo, por exemplo. Depois das dificuldades do isolamento, as pessoas estavam carentes de ver os artistas favoritos, o que movimentou a economia. Esse é um setor que puxou as projeções de crescimento”, afirma o sócio da PwC Brasil Ricardo Queiroz.