Indústria brasileira se recupera de forma desigual da crise causada pela pandemia da Covid-19, diz CNI

Setor voltou ao patamar de antes da pandemia em setembro

[Indústria brasileira se recupera de forma desigual da crise causada pela pandemia da Covid-19, diz CNI]

FOTO: Agência Brasil

De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria brasileira se recuperou da crise causada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em setembro. Contudo, apesar de voltar ao nível nível pré-crise, a recuperação atinge de maneira desigual todos os segmentos do setor. O levantamento aponta ainda que, mesmo com a retomada das atividades, muitas fábricas ainda produzem menos do que no ano passado. 

No Brasil, a produção total do setor em setembro superou em 1,1% o registrado em fevereiro deste ano. Com as medidas de isolamento social adotadas para conter o contágio da doença, em abril, a produção chegou a ficar 31,3% abaixo do verificado dois meses antes. O faturamento total da indústria , que chegou a ficar 24,6% abaixo do nível pré-crise - em setembro, superou em 6,1% o patamar registrado em fevereiro. 

De acordo com a CNI, os dois indicadores  seguem abaixo da média de 2019. No acumulado dos nove primeiros meses de 2020, a faturamento tem um recuo 1,7% e se aproxima de igualar o desempenho do mesmo período do ano passado. Já a produção industrial ainda acumula uma queda de 8,2% na mesma comparação. “Nossa expectativa é que a atividade industrial continue crescendo no quarto trimestre. O faturamento real da indústria certamente registrará um desempenho positivo na comparação do acumulado em 2020 com o de 2019. A produção, no entanto, fechará no vermelho”, disse o gerente-executivo de Economia da CNI, Renato da Fonseca.

Outros segmentos de bens de consumos duráveis, como veículos automotores e vestuário ainda não conseguiram recuperar o patamar do início do ano. No acumulado do ano em comparação com 2019, eles apresentam queda de 36% e 31,6%, respectivamente.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Polícia indicia 3 pessoas pela morte de advogado próximo à sede da OAB-RJ]

A investigação aponta que os três, que já estão presos, participaram do monitoramento do advogado e se encontraram antes e depois do crime

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!