Indústria de Software e Serviços de TIC registra crescimento de 6,5% em 2021
No último ano, a produção brasileira foi de US$ 53,3 bilhões

Foto: Agência Brasil
A Indústria de Software e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (ISSTIC) no Brasil registrou um crescimento de 6,5% em 2021, em relação ao ano anterior. Ao todo, a produção foi estimada em US$ 53,3 bilhões no último ano, valor que responde por 82,8% do total dos serviços produzidos pelo setor de TIC.
Os dados fazem parte do relatório da Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: caracterização e trajetória recente, divulgado nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e elaborado pela equipe de pesquisadores do Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da entidade.
A pasta aponta ainda que levantamento aponta que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) brasileiro apresenta crescimento em uma taxa acima do setor global. As novas tecnologias devem impulsionar esse segmento e se tornar cada vez mais relevantes para o avanço da TIC brasileira nos próximos anos, conforme aponta o relatório.
“A pandemia acelerou a transformação digital e isso demandou que o setor se organizasse. As informações que nós tínhamos eram informações que o setor contava para nós, precisávamos identificar os números reais para que a gente conseguisse alinhar as políticas públicas dentro do ministério. Esse estudo traz informações que estão alinhadas com as nossas expectativas, mas também informações adicionais que vão agregar, não só as políticas do ministério, mas do governo federal como um todo”, explica o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, José Gustavo Gontijo.
O relatório é formulado a partir de dados oficiais e de institutos de pesquisa, que visam ampliar a discussão sobre o setor, criação de séries históricas, facilitando, inclusive, a realização de comparativos com outros mercados mundiais.
A publicação reúne números, análises e projeções que traçam uma radiografia do setor incluindo o perfil das empresas, a participação na economia e na balança comercial do país, quantidade e distribuição geográfica, além de projetar perspectivas para o futuro sob o ponto de vista tanto do mercado nacional como internacional.
Assim, a Indústria de Software e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação é analisada a partir das segmentações das atividades: Indústria de Software, Serviços de TI, Serviços de Telecomunicações e Outros Serviços Relacionados.