Indústria do aço retoma capacidade de produção no nível pré-pandemia

Setor chegou a operar com apenas 40% da capacidade

Por Da Redação
Ás

Indústria do aço retoma capacidade de produção no nível pré-pandemia

Foto: Wôlmer Ezequiel/Diário do Aço

O presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil e Vice-Presidente da Gerdau Aços Brasil, Argentina e Uruguai, Marcos Faraco anunciou, na última quarta-feira (29), que a indústria do aço retomou a capacidade de produção no nível pré-pandemia da Covid-19. Segundo ele, o setor chegou a operar com 40% da capacidade.

No evento Aço Brasil 2021, Faraco comentou sobre a redução das exportações do setor durante a pandemia, para atender o mercado interno, assim como a evolução do preço das commodities em todo o mundo, no maior nível registrado desde 2000.

Em relação a 2020, a previsão é de que o setor de aço bruto tenha um aumento de 14% neste ano. Para vendas internas, a projeção de aumento é de 19% e de 24% no consumo aparente. 

“Todas as nossas expectativas seguem muito positivas. Estamos iniciando um círculo virtuoso e longo. Consideramos como prioridade a recuperação da competitividade sistêmica do setor do aço brasileiro, e isso está diretamente ligado ao Custo Brasil. É imprescindível a aprovação da reforma tributária, sendo ampla, diminuindo a cumulatividade de impostos”, afirmou Faraco. 

No congresso virtual esteve presente o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, além de autoridades, empresários e especialistas. De acordo com Freitas, o crescimento é um indicador positivo para a economia. 

“Indústria que de janeiro a agosto, deste ano, produziu em termos de aço bruto mais de 24 milhões de toneladas, com crescimento de 20,9% em relação aos primeiros oito meses do ano passado. Temos visto crescimento nas vendas internas e no consumo aparente de produtos siderúrgicos. Aço é um indicador de antecedência. Significa que na esteira desse crescimento do consumo de aço, verificaremos também o crescimento do nosso produto interno bruto”, disse. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.