Indústria quer proteção legal se vacinas contra Covid-19 derem problemas
Alguns antígenos potenciais já estão na fase três do estágio de testes

Foto: Reprodução
As industrias fabricantes das vacinas contra o coronavírus estão exigindo por uma isenção de responsabilidade civil em caso de erro na produção. O pedido é feito pela urgência do remédio.
Alguns antígenos potenciais já estão na fase três do estágio de testes. A última etapa antes de buscarem os órgãos reguladores para aprovação.
“A velocidade e a escala de desenvolvimento e implementação significam que é impossível gerar a mesma quantidade de evidência subjacente que normalmente estaria disponível por meio de ensaios clínicos e da aquisição de experiência por profissionais da saúde”, afirma o documento dos membros da Vaccines Europe, divisão da Federação Europeia das Associações e Indústrias Farmacêuticas (Efpia),
O documento diz que isso cria riscos ‘inevitáveis’. Por isso, a Vaccines Europe está pedindo “uma isenção de responsabilidade civil”.
Por outro lado, a Comissão também afirmou prever que os 27 países-membros da União Europia indenizem as empresas de vacinas por ‘certas responsabilidades’, por meio de acordos de compra antecipada que haviam fechado e pretendiam fazer. Informou que estava fazendo isso “para compensar os altos riscos assumidos pelos fabricantes”.