• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Inema diz que não validou laudos divulgados por Terminal de Itapuã e que interdição segue mantida

Inema diz que não validou laudos divulgados por Terminal de Itapuã e que interdição segue mantida

Atividades da empresa foram interditadas após identificar a presença de Cobre e Nitrato na água e Areia da Praia

Por Da Redação
Às

Inema diz que não validou laudos divulgados por Terminal de Itapuã e que interdição segue mantida

Foto: Reprodução/Inema/RedesSociais

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), informou nesta quinta-feira (26), que não teve acesso aos laudos mencionados pelo Terminal Itapuã, nem realizou a análise técnica necessária para validar as informações divulgadas pela empresa. As atividades da empresa foram interditadas após identificar a presença de Cobre e Nitrato na água e Areia da Praia. 

Segundo o órgão ambiental, embora técnicos tenham acompanhado algumas coletas de amostras citadas pelo Terminal, não houve participação na elaboração ou validação dos resultados apresentados. O Instituto também destacou que o auto de infração que determinou a interdição temporária do empreendimento permanece em vigor. 

O Inema também disse que as investigações sobre a origem da contaminação seguem em andamento, em articulação com outros órgãos públicos e com as empresas envolvidas. Ainda segundo o órgão, novas deliberações serão comunicadas após a conclusão dos estudos técnicos. O Instituto ainda reiterou que apenas o órgão ambiental possui competência para emitir posicionamentos oficiais e conclusões técnicas sobre o caso.

Relembre o caso 

No dia 11 de março, após denúncias de moradores que notaram líquidos amarelo e azul na praia, um laudo do Inema identificou que se tratava de Cobre e Nitrato. Inspeções foram feitas no local, e foi comprovado que a contaminação tem relação com as atividades operacionais do terminal. 

Por meio de nota, a empresa negou a relação com as contaminações e disse que mantém rotinas de monitoramento da qualidade da água. As atividades da empresa foram interditadas sob a justificativa de que serão adotadas medidas corretivas. 

Além disso, o Inema também disse que emitirá notificações com exigências técnicas a serem cumpridas pela empresa e que correção será avaliada posteriormente por profissionais. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.