Inema multa empresa em R$ 50 milhões por contaminação em praia de São Tomé de Paripe
Penalidade é a maior prevista pelo órgão ambiental e está relacionada às manchas que atingem a orla do Subúrbio

Foto: Reprodução
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) aplicou uma multa de R$ 50 milhões à Gerdau Aços Longos por causa da contaminação registrada na praia de São Tomé de Paripe, em Salvador. Segundo o órgão, o valor corresponde ao teto das penalidades previstas para esse tipo de infração ambiental.
As manchas de coloração azul e amarela começaram a aparecer na orla há quase três meses, levando à interdição de parte da área para banhistas e provocando impactos econômicos para pescadores, marisqueiras, comerciantes e moradores da região.
No início das investigações, a suspeita recaía sobre as atividades do Terminal Itapuã, responsável pela movimentação de fertilizantes na área. No entanto, análises técnicas e laudos ambientais passaram a apontar para uma possível contaminação por cobre associada a operações realizadas anteriormente pela Gerdau, proprietária do terminal.
Exames feitos em peixes e crustáceos encontrados mortos na região identificaram a presença de cobre, reforçando a hipótese de uma contaminação antiga. O Terminal Itapuã está com o desembarque de fertilizantes suspenso desde março deste ano.
O caso segue sendo acompanhado pelos órgãos ambientais, enquanto moradores e trabalhadores da região aguardam medidas para a recuperação da área afetada.
Leia também:
Inema diz que não validou laudos divulgados por Terminal de Itapuã e que interdição segue mantida
Inema interdita atividades de empresa suspeita de descartar químicos na praia de São Tomé de Paripe
Após surgimento de nitrato e cobre, trecho de praia de São Tomé de Paripe é interditado em Salvador


