Inflação de itens de higiene pessoal faz brasileiro economizar no banho, diz estudo
No segundo trimestre deste ano, aumentou em 9% o número de banhos sem sabonete

Foto: Reprodução/Pixabay
Um estudo feito pela consultoria Kantar, divulgado pelo jornal Estadão no último sábado (3), mostra que a inflação de itens de higiene pessoal tem feito os brasileiros economizarem até mesmo na hora de tomar banho. No segundo trimestre deste ano, aumentou em 9% o número de banhos sem uso de sabonete entre os que tomam o segundo banho diário, comparado ao mesmo trimestre de 2018.
Para chegar aos dados, a consultoria, por meio de um aplicativo, monitora diariamente o comportamento de 4 mil pessoas. Os hábitos de higiene desse grupo representam um universo de 115 milhões de brasileiros, pouco mais da metade da população do país. Hoje, quase 70% da população toma dois banhos diariamente. “Não é que os brasileiros estejam abandonando o sabonete, mas um em cada cinco banhos é apenas com água, e essas ocasiões são feitas por cerca de 31% da população”, afirma Jenifer F. Novaes, responsável pela pesquisa, em entrevista ao jornal.
O levantamento mostra também que os momentos de banho sem sabonete têm crescido desde 2019. O pico foi atingido no segundo trimestre de 2021, com um avanço de 28% ante o mesmo período de 2018. Desde o último trimestre do ano passado até o segundo trimestre deste ano, a trajetória da quantidade de banhos sem o uso de sabonete aumentou 3,9%, aponta pesquisa. O crescimento de banhos só com água ocorreu apenas entre os brasileiros das classes D e E, segmento no qual a renda média individual é de R$ 791,63, equivalente a 65% do salário mínimo.
Embora a alimentação esteja no foco das pressões inflacionárias, os preços dos produtos de higiene pessoal também registram altas expressivas. Em 12 meses até agosto, o preço do sabonete subiu 27,97%, enquanto a alta do óleo de soja foi de 27,52%, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)-15, a prévia da inflação oficial do País.