• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Inflação de itens de higiene pessoal faz brasileiro economizar no banho, diz estudo

Inflação de itens de higiene pessoal faz brasileiro economizar no banho, diz estudo

No segundo trimestre deste ano, aumentou em 9% o número de banhos sem sabonete

Por Da Redação
Às

Inflação de itens de higiene pessoal faz brasileiro economizar no banho, diz estudo

Foto: Reprodução/Pixabay

Um estudo feito pela consultoria Kantar, divulgado pelo jornal Estadão no último sábado (3), mostra que a inflação de itens de higiene pessoal tem feito os brasileiros economizarem até mesmo na hora de tomar banho. No segundo trimestre deste ano, aumentou em 9% o número de banhos sem uso de sabonete entre os que tomam o segundo banho diário, comparado ao mesmo trimestre de 2018.

Para chegar aos dados, a consultoria, por meio de um aplicativo, monitora diariamente o comportamento de 4 mil pessoas. Os hábitos de higiene desse grupo representam um universo de 115 milhões de brasileiros, pouco mais da metade da população do país. Hoje, quase 70% da população toma dois banhos diariamente. “Não é que os brasileiros estejam abandonando o sabonete, mas um em cada cinco banhos é apenas com água, e essas ocasiões são feitas por cerca de 31% da população”, afirma Jenifer F. Novaes, responsável pela pesquisa, em entrevista ao jornal.

O levantamento mostra também que os momentos de banho sem sabonete têm crescido desde 2019. O pico foi atingido no segundo trimestre de 2021, com um avanço de 28% ante o mesmo período de 2018. Desde o último trimestre do ano passado até o segundo trimestre deste ano, a trajetória da quantidade de banhos sem o uso de sabonete aumentou 3,9%, aponta pesquisa. O crescimento de banhos só com água ocorreu apenas entre os brasileiros das classes D e E, segmento no qual a renda média individual é de R$ 791,63, equivalente a 65% do salário mínimo. 

Embora a alimentação esteja no foco das pressões inflacionárias, os preços dos produtos de higiene pessoal também registram altas expressivas. Em 12 meses até agosto, o preço do sabonete subiu 27,97%, enquanto a alta do óleo de soja foi de 27,52%, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)-15, a prévia da inflação oficial do País.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.