• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Inflação e falta de insumos afeta 7 em cada 10 indústrias no Brasil, aponta CNI

Inflação e falta de insumos afeta 7 em cada 10 indústrias no Brasil, aponta CNI

Guerra na Ucrânia e pandemia ocasionaram dificuldades no setor

Por Da Redação
Ás

Inflação e falta de insumos afeta 7 em cada 10 indústrias no Brasil, aponta CNI

Foto: Agência Brasil

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados nesta quarta-feira (1°), mostram que a alta dos preços e a falta de material foram os maiores problemas mencionados por empresários brasileiros em março deste ano. De acordo com o levantamento, o aumento dos custos de insumos surpreendeu mais de 70% da indústria. Já a dificuldade para encontrar matérias-primas se agravou para 76% da indústria extrativa e de transformação e para 85% na construção.

Segundo a CNI, as dificuldades de acesso a insumos, aumento dos preços e custo com energia podem estar atrelados a sanções impostas à Rússia. As barreiras restringiram a oferta de produtos que têm demanda elevada a nível global, como petróleo, gás natural, carvão mineral e insumos agropecuários. Além disso, a entidade ressaltou que insumos empregados na produção de energia já vinham apresentando escassez no período de recuperação da pandemia da Covid-19. 

O gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, destaca as impressões negativas. “Mais de 40% das empresas apontam impactos negativos do conflito [no Leste Europeu] nas suas atividades, muito por conta do aumento no custo da energia e também, associado à guerra, esse novo aumento do preço dos insumos e a dificuldade de conseguir insumos e matérias-primas”, diz. Marcelo Azevedo afirma que aumentou o número de empresários que não têm expectativa de melhora a curto prazo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário