Inflação já atinge quatro de cada cinco produtos durante o mês de abril
É o que aponta um levantamento divulgado pelo IBGE

Foto: Reprodução/Freepik
Um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que o mês de abril de 2022 teve a maior inflação dos últimos 26 anos. A pesquisa indica que o aumento nos preços foi evasiva para o bolso dos consumidores brasileiros, com alta de quatro entre cada cinco itens pesquisados pelo instituto.
Ao todo, foram analisados os valores de 377 produtos que fazem parte da cesta de consumo das famílias com renda entre um e 40 salários mínimos. Desse total, 295 (78,25%) passaram a custar mais, 56 (14,85%) estão mais baratos e 26 (6,9%) apresentaram estabilidade no mês.
O resultado da chamada difusão é o maior para o mês desde o início de 2003. O nível figura também 2,25 pontos percentuais acima do registrado em março (86%) e é 12 pontos percentuais superior à taxa apurada em abril do ano passado.
Vale destacar que, desde 2020, a inflação oficial conta com 56 novos itens em seu cálculo. De acordo com o IBGE, a mudança considerou a alteração dos hábitos de consumo da população, como o uso de transportes por aplicativo e serviços de streaming.