• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Influenciador Gabriel Isaac assina o ‘1º Encontro Cultural da Euforie-se’, voltado à cultura surda em São Paulo!

Influenciador Gabriel Isaac assina o ‘1º Encontro Cultural da Euforie-se’, voltado à cultura surda em São Paulo!

Encontro reúne literatura, saraus, performances artísticas de DJ, coletivo de poetas surdos e o lançamento do livreto ‘Folclore Brasileiro Surdo’.

Por Michel Telles
Às

Influenciador Gabriel Isaac assina o ‘1º Encontro Cultural da Euforie-se’, voltado à cultura surda em São Paulo!

Foto: Gabriela Garcia

Promovendo diálogos, inclusão e a valorização da arte e da cultura surda no Brasil, o Museu das Favelas recebe nesta sexta-feira, 10, das 10h às 17h, o 1º Encontro Cultural da ‘Euforie-se’. Localizado no Largo Páteo do Colégio, 148, em São Paulo, o espaço abre as suas portas para um dia inteiro dedicado à troca de experiências, integração e celebração da diversidade. 

Com entrada gratuita, o encontro estimula intercâmbios sociais, artísticos e culturais em um espaço de identidade, pertencimento e resistência. Toda a programação será acessível e conduzida por uma equipe formada por pessoas surdas, com interpretação em Libras e recursos visuais, reforçando a valorização da diversidade e a potência da cultura surda no Brasil.

Sob o tema ‘Folclore Brasileiro Surdo’, a edição recria lendas brasileiras adequadas ao universo surdo, sem descaracterizar a proposta original, mas construindo dois caminhos. Assim, a riqueza folclórica se desdobrará em duas vertentes: a primeira com histórias adequadas, que permitem às pessoas surdas se reconhecerem como brasileiras e surdas; a segunda resgatando as versões originais, valorizando ambos os olhares.  

Não se limitando apenas à tradução em Libras, mas reconstruindo todo um universo cultural adequado, as lendas do folclore ganham vida nas oficinas do evento, realizadas simultaneamente em quatro espaços: Estreia ‘Folclore Brasileiro Surdo’ (Sala 1), Espaço Kids (Sala 2), Literatura Surda (Sala 3) e Abadá (Sala 4). As atividades iniciais, realizadas por ordem de chegada, estarão dispostas em corredores interativos que abrigam saraus, espaços abertos para criação de poesias visuais e interações divertidas com um mímico surdo que anima o ambiente. São elas:

  • Sala 1 – ‘Estreia Folclore Brasileiro Surdo’

O espaço será dedicado à exibição inédita de vídeos criados a partir do livreto ‘Folclore Brasileiro Surdo’, assinado coletivamente pela Euforie-se. Os filmes contam com tradução em Libras, legendas e recursos visuais de acessibilidade, ampliando a representatividade e a força da identidade surda.

  • Sala 2 – Espaço Kids

Um ambiente lúdico e criativo, onde a criançada participa de brincadeiras visuais, pinturas faciais e desenhos dos personagens surdos do folclore.

  • Sala 3 – Literatura Surda

Dedicada às narrativas e à criação coletiva, a sala promove bate-papos e rodas de conversa sobre personagens e histórias, incentivando a troca de ideias e o fortalecimento do pertencimento surdo. 

  • Sala 4 – Abadá

Local da retirada oficial do Abadá para a ‘Festa Euforie-se’, com a possibilidade de customizar a peça em tempo real.

Seguindo com novas atrações, a programação passa a se concentrar no hall do Museu a partir das 14h, com a performance da DJ Lenny, que ambienta o espaço com um set vibrante e iluminação especial. Em seguida, às 15h, o coletivo ‘Slam de Surdes’ comandará a batalha no palco, trazendo poetas surdos de diferentes intersecções sociais — negras, mulheres, LGBTQIAPN+, entre outras — à fim de ampliar a representatividade e a potência do povo surdo.

A parceria entre o coletivo ‘Slam de Surdes’ e a Euforie-se trará os artistas para concorrer à entrega do ‘Troféu Euforie-se 2025’. Criada com exclusividade pelo artista surdo Silas Queiroz, a premiação reconhece a melhor performance apresentada durante o evento. 

Encerrando as atividades, o Ano I do Encontro Cultural ‘Euforie-se’ será marcado pelo lançamento inédito do livreto “Folclore Brasileiro Surdo” – em formato inicial de amostra; iniciativa que amplia a representatividade da cultura surda para o público infanto-juvenil e visa à captação de recursos para impressão e distribuição em escolas bilíngues. 

O lançamento do livreto, em conjunto com o Encontro, cria um espaço inédito de engajamento para crianças e adolescentes surdos, que muitas vezes ficam à margem das festas e celebrações culturais. A proposta dos organizadores é ampliar o alcance dessas ações, com planos de distribuição gratuita de materiais visuais em escolas da região, fortalecendo a inclusão desde a infância.

“Ainda existe uma ilusão de que a presença de um intérprete basta para garantir acessibilidade. Não basta. Um intérprete pode contribuir, mas quem sente na pele a realidade do povo surdo entende que é muito mais profundo. A vivência é outra. Por isso, a proposta do projeto é simples, mas potente: colocar a pessoa surda no centro, com os ‘ouvintes’ como aliados, não protagonistas. O objetivo é trazer empoderamento e confiança nesse trabalho. Não basta incluir. É preciso dar espaço para as lideranças surdas pensarem, criarem e coordenarem”, afirma o idealizador e creator em Libras, Gabriel Isaac.

Trazendo o primeiro ‘Encontro Cultural’ para o Museu das Favelas, a Euforie-se se consolida como um marco exponencial da cultura surda em São Paulo, com planos de expansão para um ‘Festival’ nos próximos anos. Celebrando esse novo capítulo na trajetória da marca, Gabriel destaca que o encontro abre caminho para mais uma novidade em outubro: a realização da 4ª edição da Festa Euforie-se, no Carioca Club.

O Ano I do ‘Encontro Cultural Euforie-se’ é uma realização da Euforie-se e Isflocos Studio, com apoio da Prefeitura de São Paulo e Hand Talk; e parcerias da Shotgun; Agência Gaiah; AbadaFest; Slam de Surdes; Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG); Museu das Favelas; CultSP; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas SP; Ministério da Cultura e Governo Federal.

4ª Edição da ‘Festa Euforie-se’

Acontece no próximo dia 11 de outubro, das 23h às 7h, no Carioca Club  - Rua Cardeal Arco Verde, Pinheiros - a 4ª edição da Festa Euforie-se. O evento, que esgotou mil ingressos em apenas 48 horas, já se consolidou como uma das maiores celebrações do movimento original do povo surdo e caminha para se tornar uma referência em representatividade cultural e artística na América Latina.

Com a temática do Folclore Brasileiro Surdo, a festa open bar ganha uma ambientação única: abadás ilustrados com símbolos da cultura surda, pulseiras que acendem no ritmo da música, aromas exclusivos que despertam memórias afetivas e intervenções artísticas inéditas, transformando a noite em uma experiência inesquecível.

“Importante destacar que a festa não é só para pessoas surdas do Brasil. Recebemos participantes de vários países, o que transforma a festa em um espaço cultural de grande responsabilidade. No ano passado, com a ‘Micareta!’, ficou evidente como a gente ainda é limitado no carnaval. Parece que nós, surdos, nunca vamos poder aproveitar as festas brasileiras. Eu também tenho CPF, eu sou brasileiro, mas parece que não consigo participar dessa cultura. Foi aí que mostramos que é possível. Tivemos DJs surdos, passistas surdos, criamos até abadás. E nesta edição temos ainda mais atrações. A Euforie-se é um espaço para todas as pessoas – surdas e ouvintes – que desejam conhecer, sentir e celebrar o universo da cultura surda de perto. Mais do que uma festa, é um mergulho em uma experiência única, onde identidades se encontram, barreiras caem e todos podem compartilhar da mesma vibração”, comenta Gabriel Isaac.

Mais democrática a cada edição, a festa já impactou cerca de 1,5 mil pessoas. Reconhecida por colocar artistas surdos no protagonismo da cena, a Euforie-se reúne DJs, intérpretes, performers e passistas em apresentações que também valorizam duplas surdo-ouvinte, reafirmando que a Libras não é um recurso de apoio, mas parte essencial da identidade cultural celebrada na festa. Já de olho no futuro, a Euforie-se prepara a comemoração de seus cinco anos em 2026, com novos projetos e surpresas em fase de avaliação.

SERVIÇO

[1º Encontro Cultural da Euforie-se]

Onde: Museu das Favelas – Largo Páteo do Colégio, 148 – São Paulo

Data: 10 de outubro
Horário: das 10h às 17h

Atrações: oficinas gratuitas, saraus, exibição inédita de vídeos, literatura surda, espaço infantil, Slam de Surdes e lançamento do Livrinho do Folclore Brasileiro Surdo
Gratuito

[4ª edição da Festa Euforie-se]

Onde: Carioca Club – Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros, São Paulo

Data: 11 de outubro
Horário: a partir das 22h

Retirada do abadá: 10 de outubro, no 1º Encontro Cultural Euforie-se
Ingressos esgotados

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.