Influenciador suspeito de desviar mais de R$ 146 milhões via Pix é preso no Panamá
Gabriel Spalone foi alvo da Operação Dubai da Polícia Civil de São Paulo

Foto: Reprodução/Redes sociais
O influenciador Gabriel Spalone, suspeito de desviar mais de R$ 146,5 milhões de uma instituição bancária via Pix, foi preso no Aeroporto Internacional do Panamá na noite desta sexta-feira (26). Spalone é dono das fintechs Dubai Cash e da Next Trading Dubai.
O suspeito foi alvo da Operação Dubai da Polícia Civil de São Paulo, realizada por meio do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), na última terça-feira (23). Na ação, dois homens foram presos e não tiveram suas identidades divulgadas.
À CNN, o advogado de defesa Eduardo Maurício disse que o seu cliente foi preso "de forma ilegal e abusiva, que lhe causa constrangimento ilegal".
Ele afirma que o empresário nunca foi intimado pessoalmente para prestar esclarecimentos no inquérito policial e nem de qualquer outro ato da investigação.
A defesa diz ainda que não há mandado de prisão preventiva vigente no Brasil contra seu cliente e muito menos qualquer inclusão no alerta vermelho da Interpol que justifique a detenção em solo estrangeiro.
Entenda o esquema
De acordo com a polícia, os suspeitos usaram a credencial de uma prestadora de serviços para desviar os valores de um banco, em fevereiro deste ano
A Polícia Civil constatou que o esquema utilizou 10 contas mantidas junto à entidade bancária para recebimento dos valores. As investigações apontaram também que os golpistas utilizaram o Pix como meio de transferência.
A Operação Dubai, como foi batizada, buscava cumprir ainda mais quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista. Ainda conforme a polícia, boa parte do dinheiro desviado foi estornado. Os presos devem responder pelos crimes de furto mediante fraude e associação criminosa.