Influenciadora brasileira presencia ritual em que mortos são desenterrados na Indonésia: “Impactante”
Ritual Ma’Nené é tradicional do povo Toraja, que fica na ilha de Sulawesi

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A criadora de conteúdo digital Luisa Galiza compartilhou com os seguidores no Instagram uma curiosidade durante viagem à ilha de Sulawesi, na Indonésia: o ritual Ma’Nené. Trata-se de uma cerimônia tradicional do povo Toraja, em que famílias desenterram parentes mortos, limpam os corpos, trocam as roupas e até tiram fotos com eles.
A prática é considerada uma demonstração de respeito, afeto e conexão espiritual, já que, para os Toraja, a morte não representa o fim, mas uma passagem.
O ritual também envolve sacrifícios de animais e é visto como uma forma de celebrar a memória dos ancestrais e fortalecer os laços familiares.
“Meu guia ficou sabendo do ritual Ma’Nené e fomos atrás. Quando cheguei, eram seis mortos sendo apresentados pela família em pé. Uma surpresa impactante em vários sentidos. O ser humano tem uma capacidade infinita de criar suas próprias crenças e culturas. Presenciar algo tão diferente do que estamos acostumados mexe e traz reflexões profundas em várias camadas”, relatou a brasileira na publicação.
O ritual Ma’Nené é realizado periodicamente entre as famílias torajanas.
Confira abaixo o vídeo: