Inmet: Brasil deve ter queda acentuada da temperatura a partir deste domingo (15)

Baixas temperaturas começarão na Região Sul e devem seguir até o Norte do país

[Inmet: Brasil deve ter queda acentuada da temperatura a partir deste domingo (15)]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma queda acentuada na temperatura deve ser registrada em todo o país a partir deste domingo (15). A baixa temperatura deve ser inicialmente apontada na Região Sul. De acordo com o instituto, o frio terá início no sul do país e, em seguida, deve se espalhar rapidamente até o norte do Brasil.

Já na segunda-feira (16), as baixas temperaturas devem atingir todas as regiões, com possibilidade de atingir os estados de Rondônia e Acre até o fim do dia.

Na região Sul, o clima frio poderá derrubar as temperaturas até 10°. O número poderá ser registrado também no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês, como o vivido nos dias 4 e 5 de maio.

Geada
Segundo o Inmet, a Região Sul apresenta uma tendência de geada entre os dias 17 e 25. No estado de Santa Catarina, há possibilidade de geada forte em praticamente todo o estado, com exceção da região litoral. As chances também se encaixam no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, exceto pelo litoral.

Uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17 também foi apontada.

“Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos)”, explicou o instituto. A Geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, em noites de céu limpo e sem vento.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!