Inmet faz projeções sobre o clima no verão no Brasil

Foram selecionados como projeções climáticas os meses entre novembro e abril

Por Da Redação
Ás

Inmet faz projeções sobre o clima no verão no Brasil

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apresentou, pela primeira vez, a tendência de chuvas e de instalação para os próximos seis meses em todo o país. Até agora, o órgão fornecia apenas a previsão climática para cada trimestre.

Foram selecionados como projeções climáticas os meses entre novembro e abril. No próximo mês, serão divulgadas como mudança entre dezembro e maio. Em janeiro, as mudanças vão até junho.

De acordo com o Inmet, novembro tem se desejado por muita chuva no Centro-Norte e chuvas abaixo da média para a Região Sul. As projeções apontam a manutenção desse padrão até o fim do mês. Em dezembro, a previsão indica chuva entre 10 milímetros e 50 milímetros abaixo da média no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, norte de Minas Gerais, Acre, sudoeste do Amazonas e no Matopiba. Nas demais áreas, como chuvas devem ficar próximas ou além da média.

Em janeiro, o órgão prevê chuvas abaixo da média em Goiás, em Minas Gerais, no Distrito Federal, no Espírito Santo, centro do Mato Grosso do Sul, sul e leste de Tocantins, sul do Piauí e na Bahia (exceto no leste do Estado ) O Sul pode ter chuvas acima da média, assim como o estado de São Paulo e a faixa norte do Brasil.

Para fevereiro, o modelo indica chuvas irregulares em praticamente toda a faixa central e a Região Sul. Áreas determinadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem ter chuvas abaixo da média.

A projeção mostra ainda que, em março e abril, como chuvas deve continuar abaixo da média no sul. Também deve chover menos que o esperado no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Outras áreas, no entanto, podem ter chuva acima da média, como Amazonas, Roraima, Pará, Piauí e centro e sul do Ceará. Também há tendência de chuva maior que o normal no sul de Minas Gerais e norte de São Paulo, onde se concentram reservatórios importantes para o setor elétrico.

Temperatura

Em relação à temperatura média para os próximos seis meses, o Inmet estima que a área central do Brasil ficará até 1 ° C acima da média entre dezembro e fevereiro. No Sul, conforme necessário, deve permanecer próximo da média no mesmo período.

Em março e abril, a tendência de ajustar o normal a acima da média para praticamente todo o Sul, o que reduz as mudanças de geada no início do outono.

Conforme o Inmet, o novo modelo de divulgação, baseado no comportamento da atmosfera e nos dados de mais de 750 estações meteorológicas automáticas e convencionais, facilita a tomada de decisões pelo produtor rural, define o planejamento da geração de energia hídrica e ajuda a estimar a viabilidade do transporte fluvial nas principais bacias hidrográficas do país.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.