Inpe: Brasil registra alta de 29% de raios neste ano
Já foram registradas 17 milhões de descargas elétricas

Foto: Osmar Pinto Júnior/ELAT
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta quarta-feira (9), mostram que o Brasil registrou 29% mais raios nos dois primeiros meses de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e fevereiro, foram 17 milhões de descargas elétricas, ante 13,2 milhões no primeiro bimestre do ano anterior.
De acordo com os especialistas, as mudanças climáticas favorecem eventos extremos, como as chuvas que arrasaram áreas da Bahia, Minas e a Região Serrana do Rio, e também a ocorrência de raios. O levantamento aponta, ainda, que o país é líder mundial de registro de raios. Além dos riscos de acidente e morte, a maior quantidade de descargas pode aumentar problemas de interrupção de fornecimento de energia elétrica e de incêndios.
Segundo o levantamento, os cinco estados que registraram mais raios foram:
-Amazonas (2.608.255)
-Mato Grosso (2.030.670)
-Pará (1.823.955)
-Minas (1.539.276)
-Tocantins (1.004.022)
De acordo com Osmar Pinto Junior, especialista em raios e coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica, do Inpe, o fenômeno La Niña influencia a frequência das tempestades no Brasil, mas não pode ser apontado como causa da alta neste ano. "Quando a gente olha a estatística de forma isolada, fica difícil estabelecer a causa. No entanto, quando analisamos o contexto dos eventos relacionados ao clima, fica mais evidente que tem relação com as mudanças climáticas", afirma o especialista.
Impactos
As descargas atmosféricas tanto podem atingir diretamente a fiação de ruas e postes como causar a queda de uma árvore, que, por sua vez, atinge a fiação. Segundo Pinto Junior, as árvores são atingidas constantemente por serem as referências mais altas em determinado lugar.
A seiva presente no tronco é melhor condutor de energia do que o ar. Se a casca está molhada, a descarga pode ficar restrita à parte externa e fluir para o solo, sem grandes danos. Se a descarga penetra, ela quebra a árvore e os galhos podem atingir a fiação elétrica. Ainda segundo o especialista, os raios matam milhares de árvores por ano em áreas verdes e nas florestas.