Inscrições do Enem começam, mas Inep não descarta adiamento do exame

O presidente do Inep afirmou que qualquer mudança de data ocorrerá com as demais etapas garantidas e que será uma decisão técnica.

[Inscrições do Enem começam, mas Inep não descarta adiamento do exame]

FOTO: Reprodução/G1

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram nesta segunda-feira (11), em meio a críticas ao governo. Especialistas, ativistas, entidades da sociedade civil, parlamentares e até estudantes defendem que a prova seja adiada, por causa da pandemia da covid-19. Com o distanciamento social que levou à suspensão das atividades escolares, muitos adolescentes ficaram sem aula, principalmente, os de comunidades mais pobres, com dificuldade de acesso a livros, computadores e internet. 

Em conversa com o Correio, o principal responsável pelo processo, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, defendeu a manutenção da data de realização da prova, mas admitiu que o adiamento não está descartado.

“Essa discussão é prematura. Não é o momento de se discutir isso, mas de garantir a execução do Enem. Vencemos a etapa do pedido de isenção. Falavam que as pessoas não conseguiriam fazer o pedido por falta de internet, mas 3,4 milhões pediram (isenção) e 70% usaram o celular. Para garantir a cobertura, também estamos garantindo a isenção administrativamente, para as pessoas que têm o direito”, argumentou Lopes.

“Esta é uma das etapas mais importantes do Enem, o pedido de inscrição. Este é o momento. A procura tem sido boa. Só pode fazer o Enem quem fez a inscrição. Estamos garantindo isso e, a partir daí, as etapas necessárias.”, acrescentou.

O presidente do Inep afirmou que qualquer mudança de data ocorrerá com as demais etapas garantidas e que será uma decisão técnica. Ele disse também temer que a prova não ocorra em 2020 e que isso tiraria a oportunidade de muitos candidatos, não apenas quem está terminando o ensino médio, mas quem já terminou e tenta vaga em cursos mais concorridos ou quem decidiu se especializar mais tarde na vida. 

“Por isso, eu digo. As datas estão mantidas, mas poderão ser modificadas se houver motivos e decisão técnica. Estamos garantindo que tenhamos tudo pronto: local, segurança, provas impressas. Nosso foco é esse. Não estou discutindo datas de provas, mas as inscrições”, frisou. 

Lopes destacou que o Inep está atuando com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação para garantir que todos os estudantes de escolas públicas se inscrevam.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Zelensky é incluído na lista de procurados pela Rússia, diz mídia estatal]

Governo de Vladimir Putin emitiu mandados de prisão para vários políticos ucranianos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!