Veja vídeo: Tratamento com corticoide está sendo eficaz em pacientes com covid-19 em hospital no Piauí
Pelo menos cinco pacientes tratados com a corticoterapia não precisaram ir para a UTI

Foto: Reprodução
O médico Justino Moreira, diretor técnico do Hospital Regional Tibério Nunes, localizado em Floriano, no interior do Piauí, explica em vídeo, que o tratamento conhecido como corticoterapia está sendo utilizado nos pacientes internados com a covid-19 na entidade. Ele afirma que cinco casos tratados não precisaram ir para UTI.
Segundo o médico, o tratamento pode ser aplicado em pacientes em duas fases. Na primeira, chamada de “reaplicação viral”, quando o paciente tem febre, dor de garganta, falta de olfato ou paladar, o tratamento deve ser feito a partir do segundo dia de sintomas com hidroxicloroquina e azitromicina. Na segunda, chamada de “inflamatória”, a partir do sétimo dia de sintomas, deve ser feito com corticoterapia para evitar a terapia intensiva.
A corticoterapia conta com a orientação da médica Marina Bucar Barjud, linha de frente no combate à doença no Hospital HM Puerta del Sur, em Madrid, na Espanha.
Em Floriano, neste domingo (10), havia 17 pacientes confirmados com Covid-19, oito recuperados e nenhum óbito. A cidade tem cerca de 57 mil habitantes.