Inscrições para ciclo de formação da PBL encerram neste domingo (06)

Podem participar moradores de comunidades de diversas capitais do país

[Inscrições para ciclo de formação da PBL encerram neste domingo (06)]

FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Cooperação Social da Fiocruz decidiu prorrogar até o dia 06 de março as inscrições para o ciclo de formação da PBL - Periferia Brasileira de Letras. A iniciativa visa criar uma rede de coletivos literários de favelas e periferias em 9 capitais brasileiras a fim de reivindicar a criação de políticas públicas no campo da leitura, livro e literatura adequadas às demandas por direitos.

Neste ano, o primeiro ano, podem se inscrever grupos atuantes em periferias e favelas de centros urbanos brasileiros das capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Natal e Salvador. 

O processo levará, ao todo, sete meses com encontros virtuais divididos em três etapas. A primeira é um curso para a rede PBL ampliar a participação na construção de políticas públicas sobre o livro, leitura e literatura para territórios periféricos; já a segunda tem como tarefa a produção de um documentário que registre a experiência dos coletivos e que registre a diversidade literária produzida em diversas regiões do Brasil; por último, deverá ser criado um Fórum e a construção de uma agenda coletiva de articulação política e cultural da rede Periferia Brasileira de Letras para 2022.

Cada representante dos coletivos selecionados receberá bolsa de estudos mensal no valor de R$1.000, durante os quatro meses do curso. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site da Periferia Brasileira de Letras. Mesmo com a formação gratuita, é necessário que os participantes tenham acesso à internet e equipamento para participar das atividades virtuais.

Como participar

Somente uma pessoa física, com conta corrente ativa, terá a responsabilidade de ser o representante para receber o valor da bolsa de estudo nos quatro meses da etapa “Promoção da Literatura em Periferias: curso de territorialização de políticas públicas saudáveis”.

Para se inscrever, o coletivo e/ou grupo, formalizado ou não, deve ter no mínimo um ano de atuação na área da leitura, livro e literatura, ter um portfólio com imagens postadas em redes sociais de eventos realizados, publicações e/ou calendário de atividades regulares, além de atuar, obrigatoriamente, em território de favela ou periferia nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Brasília, Natal, Recife, Salvador, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!