INSS: Prova de vida tem prazo estendido para segurados
Data vai até junho de 2022 para quem não realizou entre 2020 e 2021

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estendeu, na terça-feira (28), os prazos para os segurados realizarem a prova de vida. A portaria divulgada define o prazo limite até junho de 2022 para quem não realizou o procedimento entre 2020 e 2021.
A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. A ação foi criada para evitar fraudes e garantir o pagamento.
A comprovação de que os beneficiários do INSS estão vivos foi suspensa em decorrência da pandemia, mas retomada ainda em junho deste ano. No entanto, a obrigatoriedade foi novamente anulada entre outubro e dezembro.
As pessoas que não comprovaram que estavam vivas até dezembro de 2020, terão que realizar o procedimento até fevereiro de 2022 para evitar a suspensão do benefício. Para as pessoas com prazo entre janeiro e junho deste ano, o prazo é até março do ano que vem para fazer o procedimento.
No entanto, a partir de 2022, para impedir o bloqueio do benefício, o segurado terá que realizar o procedimento no mês de aniversário, independente do vencimento da prova de vida. A partir de julho os benefícios passarão a ser bloqueados.


