INSS retoma atendimentos presenciais nesta segunda-feira (14)
Em São Paulo, agencias seguem fechadas por determinação da justiça

Foto: Reprodução/G1
As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a reabrir para atendimento presencial nesta segunda-feira (14) em todo o Brasil, exceto no estado de São Paulo, devido a uma decisão judicial. Nesta primeira etapa, entretanto, as agências só irão atender apenas os segurados que fizeram o agendamento de horário.
O instituto optou por reabrir as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. O horário de funcionamento será das 7h às 13h. Antes da decisão judicial em São Paulo, a estimativa era de que mais de 600 das 1,5 mil agências do país estariam funcionando nesta segunda.
Na decisão, a justiça avaliou que retomada das atividades no estado mais populoso do país só deve ocorrer após "novas vistorias e apresentação de plano seguro" das autoridades de saúde, além de testagem de Covid-19 para todos os servidores do INSS do estado.
Como procurar atendimento
O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações. Ao realizar o agendamento, o segurado será informado sobre a agência onde será atendido.
Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local. Caso a temperatura se mantiver indicativa de febre (mais que 37,5°C), o acesso do segurado será negado e ele será orientado a procurar uma unidade de saúde ou um médico.
Ainda de acordo com o INSS, estão disponíveis para atendimento presencial os serviços de: perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional.