Instituto Butantan inaugura fábrica de vacinas em São Paulo

Empreendimento terá capacidade de produção de 100 milhões de doses por ano

[Instituto Butantan inaugura fábrica de vacinas em São Paulo]

FOTO: Divulgação/Instituto Butantan

O governo de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (25), a entrega do complexo da nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan contra a Covid-19. O empreendimento terá capacidade de produção de 100 milhões de doses por ano, entre as quais a Coronovac, contra a covid-19, e também imunizantes para outras doenças como a raiva, a zika e a hepatite A.

O governador do Estado, João Dória (PSDB), esteve presente na inauguração e afirmou que a fábrica é uma vitória de São Paulo e do Brasil. Dória ainda disse que o estado apoiava, respeitava e prestigiava a ciência e retificou que o investimento gerará pelo menos 130 empregos diretos.

Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, disse que a previsão é de que a fábrica esteja pronta para produzir vacinas em grande escala, somente a partir do primeiro semestre do próximo ano. “Nossa expectativa é de que no ano que vem essa fábrica possa estar liberando vacinas de forma regular”, afirmou.

Ao longo dos próximos meses, o complexo vai passar por novas inspeções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e testes de segurança para fabricação e certificação de vacinas.

"A fábrica deve ser toda certificada para, aí sim, começar os primeiros ensaios de produção de vacinas. É um processo muito complexo”, explicou Covas.


Comentários